siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

Candidatura da ARRÁBIDA a Reserva da Biosfera participa na 5ª Reunião do Comité Nacional MaB da UNESCO

20171128 145452  large  1 710 2500
29 Novembro 2017

Realizou-se no passado dia 28 de novembro, na sede nacional do ICNF - Instituto Português da Conservação da Natureza e das Florestas, em Lisboa, mais uma reunião do Comité Nacional MaB (Man&the Biosphere) da UNESCO, onde a Candidatura Arrábida a Reserva da Biosfera esteve como convidada.

Este Comité Nacional é composto por representantes das Reservas da Biosfera Portuguesas, do Turismo de Portugal, IP, do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS) e da Comissão Nacional da UNESCO.

Participou também como entidade observadora a Cátedra Unesco em Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra.
Esta reunião ordinária teve como ordem de trabalhos algumas questões que estão na ordem do dia, tais como os incêndios florestais e a seca nas Reservas da Biosfera, e formas de prevenção do risco. Foi também discutido o Plano de Acção de Lima (2016-2025) e a sua adaptação ao Plano Nacional.

A propósito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foram analisados os possíveis contributos e projectos concretos que as Reservas da Biosfera poderão levar a cabo.

Por último foi apresentado um balanço das actividades desenvolvidas durante o ano de 2017 e discutido o Plano de Actividades para 2018.
Estas reuniões são um espaço privilegiado de partilha de experiências, debate de ideias e troca de conhecimento entre as várias Reservas e outras Entidades que intervém no território.