siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no MAEDS

8mar o maeds 1 710 2500
01 Março 2018

O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal vai realizar no próximo dia 8 de março uma conferência - “As Sociedades contemporâneas e as Questões das mulheres – silêncios e realidades" que se integra nas comemorações do Dia Internacional da Mulher.

O tema - atual e pertinente - será abordado por Regina Marques e Sandra Benfica da direção do MDM - Movimento Democrático de Mulheres, organização que celebra este ano 50 anos da sua existência, que procurarão descortinar os grandes mitos que rodeiam hoje a condição humana das mulheres em contraponto com as realidades silenciadas, esquecidas, deturpadas da grande massa de mulheres.

O MDM - Movimento Democrático de Mulheres assume-se como “movimento de opinião e de intervenção que valoriza o legado histórico dos movimentos de mulheres que lutaram contra a opressão e as desigualdades entre mulheres e homens, defenderam e defendem os direitos das mulheres nas suas vertentes políticas, sociais, económicas e culturais e de direitos humanos.” (in www.mdm.org.pt)

A questão das mulheres é uma questão marcada por uma história milenar com êxitos e sobressaltos diferenciados em função dos contextos sociais, económicos, culturais e políticos que não se podem escamotear ou esbater. A condição feminina na sociedade e na vida é interdependente de acontecimentos de natureza psicológica, técnica e tecnológica e as suas mais profundas alterações advém do pulsar das grandes revoluções feitas pelos humanos. Contudo, no tempo presente, apesar de se viver um estado do mundo dito global e informatizado, não se pode apagar a história e a memória das lutas das mulheres de gerações múltiplas que criaram as amarras de um mundo mais auspicioso para as mulheres mas simultaneamente mais precário, instável e socialmente injusto. Celebrar o Dia Internacional da Mulher com esta temática é pois actualizar o presente e dar corpo a ideais para a sociedade do futuro.

Entrada Livre.