siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

6ª Edição - Ano letivo 2017/2018

O período de inscrições para a 6ª Edição do projeto Kid’s Guernica, que este ano versa o tema Arrábida Biosfera, encontra-se encerrado, tendo reunido um número recorde, perfazendo um total de 4217 de alunos inscritos das escolas da Região de Setúbal.

Este projeto, promovido pela AMRS, desde 2005, visa a promoção dos valores da paz, da igualdade e da solidariedade e utiliza como tema de fundo a emblemática obra de Picasso – Guernica, por forma a relembrar que a guerra ainda hoje é uma realidade que massacra a humanidade.
O Kid’s Guernica, atualmente dirigido aos alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e aos alunos do Ensino Secundário, que frequentam as escolas da rede pública dos municípios associados da AMRS, concretiza-se através da realização de pinturas artísticas, numa perspetiva de Educação para a Cidadania.

O lema “Arrábida Biosfera”, assenta na vontade de alimentar uma reflexão sobre a temática Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável, atendendo à importância do reconhecimento de um território e pretende promover e reforçar as questões da Paz e da Não-violência, através de uma reflexão sobre as nossas ações com o meio ambiente, permitindo a consciencialização de comportamentos, importantes para garantir a sobrevivência das espécies no planeta.

A fase que se segue decorrerá, entre os meses de novembro de 2017 a 23 de março de 2018 (data termo do 2º período escolar), e consistirá, no desenvolvimento dos trabalhos a nível de escola.
Os alunos trabalharão o tema “Arrábida Biosfera”, atendendo às normas de participação, sob direção das suas respetivas equipas de coordenação e professores, definidos para o efeito.
No seguimento do que tem sido feito nas edições anteriores, a AMRS disponibilizará, como forma de apoio e suporte ao projeto, ainda no decorrer do mês de novembro, um KIT por turma participante, com material, para o desenvolvimento das propostas que as escolas apresentarão.

Precedendo esta fase de trabalho por parte das escolas, estão previstas sessões de esclarecimento aos professores, facultadas pela AMRS, juntamente com os responsáveis das Divisões de Educação de cada Município com o objetivo de dissipar dúvidas existentes sobre o projeto.

Caso venha a ser necessário, as escolas e alunos participantes poderão igualmente usufruir de acompanhamento, facultada por técnicos da AMRS, dos Municípios envolvidos, e do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), pensadas no sentido de dinamizar o tema, para o processo reflexivo e criativo das escolas.

Consulte as Normas de Participação.

Para mais informações contactar: amrs@amrs.pt e apoio.projectos@amrs.pt