AMRS - Associação de Munícipios da Região de Setúbal





Arrabida



Quinta

Pedepes








Intermunicipal
Deixe o seu e-mail
Contactos  Mapa do Site    
Pesquisa
Sexta-feira, 31/10/2014 08:17:22
Home  » Quem Somos
Quem Somos?

AMRS - O TODO É MAIOR DO QUE A SOMA DAS PARTES

O apelo contínuo à agregação de vontades, a necessidade de cooperar entre autarquias do Distrito de Setúbal, deu origem, em 1983, à primeira Associação de Municípios do País: a, então, AMDS – Associação de Municípios do Distrito de Setúbal.

Os primeiros passos foram dados no reforço do associativismo e da cultura no Distrito de Setúbal (como se pode verificar pela intensa actividade levada a cabo nos primeiros anos de funcionamento da AMDS) e, logo depois, através da constituição de Grupos de Trabalho Intermunicipais em diversos domínios, que apelavam à participação activa das autarquias da Região, e que veio a revelar-se um vector fundamental do sucesso da actuação da Associação de Municípios.

A imagem da AMDS, junto dos órgãos da Administração Central, Instituições e Empresas Públicas e Privadas da Região  e da opinião pública em geral, foi-se reforçando, progressivamente, alicerçada numa estratégia, que no início dos anos 90 se orientou decisivamente para a inovação e para a mudança, tendo como objectivo: mais eficácia e qualidade no trabalho das autarquias locais. A sigla PROMAAS (Programa de Modernização Administrativa das Autarquias do Distrito de Setúbal) passou, a partir de então, a fazer parte integrante dos projectos mais significativos que a Associação de Municípios o os seus associados foram desenvolvendo, incluindo a formação profissional que, em década e meia, formou milhares de trabalhadores autárquicos em novas tecnologias, qualidade e modernização administrativa.

Contudo, a iniciativa estruturante que a AMDS adoptou, nos últimos anos, foi a decisão de promover a elaboração e implementação do Plano estratégico da Península de Setúbal – PEDEPES, envolvendo os municípios e os actores sociais relevante. Um documento que pretende servir de base orientadora aos agentes económicos, sociais e culturais da região, na construção de um desenvolvimento sustentado e integrado da Região para os próximos anos.

Uma outra decisão, que pode vir a revestir profundas repercussões, foi a candidatura da Associação de Municípios ao POSI (Programa Operacional para a Sociedade de Informação): Setúbal – Península Digital, que integra sete municípios do Distrito de Setúbal, em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal e a Associação Empresarial da Região de Setúbal, pelo que já significa em termos de integração na Sociedade da Informação, resultando num salto qualitativo, indispensável, para a modernidade das autarquias e da Região.

Duas décadas depois da sua fundação, a Associação de Municípios adaptou recentemente, nos termos da Lei, os seus estatutos a uma Associação de Fins Específicos, passando a designar-se por Associação de Municípios da Região de Setúbal.


Voltar | Enviar Link | Imprimir | Topo

D ]
Promotor - AMRSEm representação das Câmaras Municipais de Alcochete - Barreiro - Moita - Montijo - Palmela - Sesimbra - SetúbalParceiros AERSETPOS_Conhecimento
Copyright © 2014 AMRS. Todos os direitos reservados.  |  Política de Privacidade  |  Termos e Condições