siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

AMRS reúne com Câmara Municipal de Palmela sobre Caderno de Recursos Educativos e Transportes Escolares

Final2 1 710 2500
2018/04/09

A AMRS reuniu no passado dia 6 de abril, com a Câmara Municipal de Palmela, no âmbito do trabalho desenvolvido pelo Município, na área da Educação.

O Projeto Educativo Local e o Caderno de Projetos Educativos de Palmela, Município Educador estiveram na ordem do dia e a riqueza deste trabalho dificilmente é transportável para umas breves palavras.

O Fantasiarte, um dos cartões de visita do Município de Palmela, é um projeto de Educação pela Arte, dirigido a alunos desde o pré-escolar ao ensino secundário, que permite a experimentação de várias formas de expressão artística, que estimulam a criatividade, a partilha de emoções, o trabalho em grupo e permitem a descoberta de si próprio e do outro. Este é um projeto educativo, no qual crianças e jovens sobem ao palco com a sua voz e projetos.

A participação das crianças também é fortemente estimulada pelos projetos “Eu Participo!” e “Poder Local: Eu conheço! Eu Participo!”, pois são elas as construtoras dos projetos em torno da Convenção dos Direitos da Criança e de contributos para a Democracia Local.

O Mercado da Cidadania agrega as várias gerações da comunidade, com a participação de várias Associações, IPSS, Escolas e muitas outras instituições. Tem uma intencionalidade educativa de aproximar a escola e a comunidade, e as instituições e a escola, dirigindo-se a todas as pessoas e convidando-as a estreitar relações, que são património educativo.

Para além dos projetos socioeducativos, a Câmara Municipal de Palmela assegura um conjunto de competências na área da educação, muitas vezes invisíveis aos olhos, mas que garantem o direito à educação a milhares de crianças e jovens do concelho, tal como, os auxílios económicos, as refeições escolares, as atividades de apoio à família e os transportes escolares.

Num Município com uma extensa área geográfica, com vários aglomerados populacionais dispersos, os transportes escolares asseguram que para cada criança e jovem o Direito à Educação, consagrado na Carta dos Direitos da Criança Seja uma Realidade!