siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

Júri distingue trabalho da 5ª edição do Projeto Kid’s Guernica

Kids trabalhoescolhido 1 710 2500
2016/05/06

A Associação de Municípios da Região de Setúbal contou com a participação de cerca 3170 alunos, pertencentes a trinta e duas escolas da Península de Setúbal, nesta 5ª edição do projeto Kid’s Guernica.

Uma edição focada na visão dos alunos sobre a paz e os valores de Abril, aclamados pela Constituição da República Portuguesa e enquadrada no seu tema, A Paz e os Valores de Abril, que conduz à comemoração de quarenta e dois anos de Abril e 40 anos desde a entrada em vigor da Constituição da República Portuguesa.

Os trabalhos admitidos, cerca de 600, revelaram uma interiorização plena e consciente dos propósitos do projeto Kid’s Guernica, fator este, que dificultou a escolha do júri.

O júri, constituído por João Martins, Membro da Direção Nacional do Conselho Português para a Paz e Cooperação, Jorge Pé Curto, Artista Plástico e Ana Isa Férias, Artista Plástica destacou a importância do trabalho desenvolvido entre os professores e seus alunos, na desconstrução do tema, que permitiu a apresentação de propostas com diferentes abordagens.

Na sua difícil tarefa face ao número significativo de propostas de qualidade, procurou durante as várias fazes do processo de seleção manter esta diversidade. Esta metodologia levou a um confronto final entre duas propostas de diferente génese, uma vinda das áreas artísticas do ensino secundário, trabalho intitulado, “A Festa da Liberdade”, destacando-se por uma construção tecnicamente mais sólida e uma outra proposta, oriunda do segundo ciclo.
Ainda que sendo difícil a comparação, atendendo à abrangência desta iniciativa e das suas idades o júri deliberou, por maioria, escolher o trabalho, “Depois da Guerra a Família Chega a Casa”, elaborado pelas alunas Marina Alexandra Barão e Ana Margarida Baltazar, do 6º Ano, turma E, do Agrupamento de Escolas do Barreiro – Escola Básica D. Luís Mendonça Furtado.

Na sua decisão destacou os seguintes aspetos:

- Apresentação de uma proposta naïf, que se traduz pela sua criatividade balanceada pela ingenuidade de traços, e pela simplicidade;
- Interpretação original da simbologia do projeto;
- Harmonia na composição.

A escola irá trabalhar na fase seguinte do projeto durante o período de 4 a 24 de maio, tempo disponibilizado para encetar a pintura do painel com as dimensões originais de Guernica, de Pablo Picasso e que, será finalizado num espírito de partilha, ainda no decorrer do Workshop Final, festa de encerramento desta iniciativa, que se realizará no dia 3 de junho de 2016, no Parque da Cidade, no Barreiro, no período da tarde.

Este contará com um programa de atividades e animação, destinados às crianças e jovens das escolas participantes, e contemplará ainda a projeção de um vídeo, que dará destaque a todos os trabalhos participantes e à sua qualidade intrínseca.