siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

25 de ABRIL «Defender e Valorizar o Poder Local Democrático»

Banner amrs 1 710 2500
2018/04/24

O Poder Local Democrático é resultado da revolução de Abril, nasceu com a Liberdade trazida pelo 25 de Abril! Hoje, 44 anos após a revolução de 25 de Abril de 1974, a região comemora a Liberdade com entusiasmo, saindo à rua para afirmar a Revolução e os seus valores, alargando os horizontes da esperança, transformando-os em avenidas coloridas de vermelho dos cravos!

É pois tempo de afirmar os valores da liberdade e da democracia, de lembrar o período mais negro da história do nosso país, da repressão fascista, da tortura, da prisão, para assim afirmar e exaltar o progresso alcançado com a coragem, esforço e luta, de muitos que pagaram com a sua própria vida, a revolução e a liberdade.

Neste período são muitas e diversas as iniciativas dinamizadas pelos Municípios que em parceria com várias organizações, associações e movimentos dinamizam exposições, feiras do livro, debates, encontros, tertúlias, mostras de artes, ciclos de cinema, iniciativas desportivas, ateliês variados, peças de teatro, concertos, etc. É todo um programa, dedicado a todos os públicos, para que a revolução se celebre com o povo na rua a viver a liberdade. Assinalam assim a conquista da liberdade no seu mais amplo sentido, evocando direitos alcançados, como o direito ao trabalho com direitos, à educação, à habitação, à saúde, à cultura, ao associativismo, à paz, à igualdade.

Importa dar a conhecer, particularmente aos mais jovens, o que foi e o que é o 25 de Abril e a Liberdade, a realidade entre a noite e o dia, a penumbra do fascismo e a sua comparação com as conquistas alcançadas com a Revolução, esta é uma parte importante da nossa história coletiva, de grande importância e significado que hoje urge conhecer e divulgar.

A história e a Revolução ensina-nos a não deixar de lutar pelos nossos direitos e a viver com a esperança num futuro que nos sorri. Esta região é exemplo disso. Uma região que não desiste de lutar e que luta e constrói o seu futuro! Que vive, disfruta e celebra a liberdade com um sorriso de esperança!