siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

Kid’s Guernica selecionado para Prémio Internacional UNESCO - Japão Educação para o Desenvolvimento Sustentável

599 1 710 2500
2018/05/17

A Comissão Nacional da Unesco Portugal selecionou o Projeto Kid’s Guernica, como um dos três melhores projetos nacionais, candidatos ao Prémio UNESCO – Japão para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, nesta edição de 2018.

As candidaturas apresentadas pelos Estado-membros e por organizações não-governamentais (ONG) em parceria oficial com a UNESCO, centram-se em projetos ou programas específicos de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).

Financiado pelo Governo do Japão, este prémio, reconhece, anualmente, três projetos ou programas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), no valor 50 000 dólares cada um.

A AMRS considerou, estarem reunidas as condições e os critérios, para se candidatar à edição deste Prémio Internacional, com o objetivo, de partilhar um exemplo de boas práticas no domínio da Educação, e neste caso concreto na área do desenvolvimento sustentável. Este projeto assinala fundamentalmente uma posição da AMRS, que aspira, a construção de uma Região atenta aos valores da Paz, da Liberdade, da Igualdade, e Solidariedade.

O Kid’s Guernica é um projeto educativo levado a cabo pela AMRS e seus municípios associados, desde 2005, que pretende difundir os valores da Liberdade, Igualdade e Paz. Tem envolvido, ao longo das edições já decorridas, milhares de crianças e jovens.
Este projeto artístico internacional, foi iniciado pelo professor Toshifumi Abe em parceria com Tadashi Yasuda, da associação de arte e cultura, a “Art Japan Network” com o objetivo de comemorar o 50º aniversário do bombardeio a Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola.

Arrábida Biosfera, a escolha do tema para a 6ª edição do projeto “Kids Guernica”, assenta na vontade de alimentar uma reflexão sobre a temática Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável, atendendo à importância do reconhecimento de um território. O tema, pretende ainda, promover e reforçar as questões da Paz e da Não-violência, através de uma reflexão sobre nossas ações com o meio ambiente, permitindo a consciencialização de comportamentos, essenciais para garantir a sobrevivência das espécies no planeta.

A adesão das escolas nesta edição foi notória, tendo-se inscrito cerca de 4500 alunos do 2º ciclo ao ensino secundário, apresentando um total de 895 trabalhos que foram presentes ao júri no passado dia 4 de maio.

O trabalho “Por um Mundo Melhor” elaborado pelo aluno Leonel Nanque Baldé, do 9º C da Escola D. João I, Moita, foi distinguido pelo júri, dando-se seguimento à 4ª fase deste processo, a sua pintura, em tela, nas dimensões do quadro "Guernica" (7800mmX3500mm), de Pablo Picasso.
Resta agora aguardar pelo resultado do júri internacional, que se prevê acontecer em Setembro próximo.

A nomeação do Kid’s Guernica, confere um claro reconhecimento ao trabalho e empenho desenvolvidos pelas escolas, professores e alunos que prontamente se disponibilizam para trabalhar neste projeto regional educativo promovido pela AMRS e seus municípios associados.