siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

DGLAB presente em reunião do Grupo Intermunicipal das Bibliotecas da Região de Setúbal

20180522 105557zzz 1 710 2500
2018/05/24

O Grupo Intermunicipal das Bibliotecas da Região da Setúbal reuniu no passado dia 22 de maio, na Quinta de S. Paulo, em Setúbal, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de preparação do X Encontro da Leitura Pública e contou, a convite da AMRS, com a participação de Bruno Eiras, Diretor de Serviços da Direção-Geral do Livro Arquivo e Bibliotecas (DGLAB).

O X Encontro da Leitura Pública, promovido pela AMRS através deste grupo intermunicipal, versará o tema Redes Sociais e Bibliotecas em Rede e desta forma, verificou-se necessário aprofundar o trabalho que tem sido desenvolvido nestas áreas. Atualmente, a DGLAB tem procurado estratégias de promoção para a criação de redes intermunicipais de bibliotecas públicas municipais, de modo a potenciar a requalificação de serviços no quadro das bibliotecas na perspetiva do estímulo e reforço da identidade territorial.

Atendendo aos pressupostos desta Direção-Geral, reuniram-se as condições para entender a relevância deste tema, tendo-se aberto uma discussão centrada na importância destas redes e do trabalho em rede, que assume cada vez mais um papel central para as bibliotecas públicas.

O grupo de trabalho aproveitou ainda, para debater as atuais medidas políticas neste setor, que tanto influenciam na gestão das bibliotecas, com vista à projeção dos conflitos e desafios tão comuns no processo de construção de caminhos inovadores para os serviços prestados pelas bibliotecas públicas.