siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

Apresentação Pública do Programa do Festival Liberdade 2018

P1870850 1 710 2500
25 Maio 2018

A AMRS – Associação de Municípios da Região de Setúbal, apresentou, publicamente, no passado dia 24 de maio, a programação da 5ª edição do Festival Liberdade, que decorrerá nos próximos dias 15 e de 16 de junho, na Praia dos Moinhos, em Alcochete.

O Festival Liberdade, criado com o objetivo de comemorar os valores da Liberdade e a Revolução de Abril, pretende potenciar o envolvimento da juventude da Região e do seu movimento associativo na construção do festival, dando-lhes a oportunidade de dinamizar os espaços, as iniciativas e os conteúdos que o integram.

O Presidente a Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto, afirmou «devemos não só em abril recordar aquilo que são estes princípios, mas fazer disto uma prática diária, porque abril é precisamente isto, é a liberdade de expressão, a liberdade de movimento, a liberdade cultural.»

Fernando Pinto acrescentou que para o município de Alcochete «é de facto uma honra recebê-lo, num local que consideramos paradisíaco.”

Este projeto, assumido pela AMRS e os seus municípios associados, em parceria com o Movimento Associativo Juvenil, realiza-se anualmente num dos municípios da Região, já tendo passado pelos concelhos do Seixal, em 2014, do Barreiro, em 2015, da Moita, em 2016, e de Setúbal, em 2017.

«Este é um Festival muito singular, organizado pelo Movimento Associativo Juvenil, pelos técnicos municipais, abraçado por todas as Câmara Municipais da nossa Região, com participação de 900 jovens na sua produção», exclamou a Secretária-Geral da AMRS, Sofia Martins, na apresentação do evento realizada no Pikoké Bar, na Praia dos Moinhos.

Valas, Piruka, Dj Gamiix & Selecta Clemente, Persona 77, Marta Ren & The Grovelvets e Richie Campbell são cabeças de cartaz do Festival Liberdade 2018, atuando no Palco Liberdade, o palco principal do Festival.

Além dos concertos principais, o programa oferece um vasto leque de sonoridades durante os dois dias, nomeadamente, no Palco Paz, com projetos musicais oriundos de concursos de bandas ou mostras dinamizadas pelos municípios da Região «bandas amadoras, jovens que estão a dar os seus passos da música e que nós esperamos que o festival possa ajudar a lhes dar dimensão, e que possam com esta participação, também, ganhar um novo espaço aqui na Região e fora da Região, e se possível em todo o lugar», afirmou a Secretária-Geral da AMRS, Sofia Martins.

A música vai estar também no Palco Igualdade, um lugar alternativo, com Dj’s e Rapper’s, onde a informalidade dá lugar à música.

O Festival Liberdade é feito de outras formas e manifestações culturais, como a dança, o teatro e o cinema, artes partilhadas na Tenda Juventude, que fomentam uma maior proximidade com o público, com projetos emergentes e intimistas.

O desporto também assume lugar de importância nesta iniciativa, com várias demonstrações desportivas, entre elas, a escalada, rappel, skate, wrestling, zumba, pilates, kite surf, canoagem e ainda dancehall.

O Festival, que apresenta uma Mostra Associativa com mais de três dezenas de stands dedicados à juventude, acolhe ainda, no dia 16, um Encontro do Movimento Associativo Juvenil, que contempla conversa/debate sobre “os 70 anos da aprovação da Declaração dos Direitos do Homem.»

Junto à Mostra Associativa e pelo recinto do Festival, vai estar a decorrer a iniciativa Arte em Liberdade, uma mostra de arte, na vertente das artes visuais, com a exposição de dezenas de trabalhos de jovens artistas da Região de Setúbal e pinturas ao vivo.

A animação de rua é uma constante durante os dois dias do evento, com espetáculos de fogo, malabarismo, música, dança, teatro e muito mais!

Como novidade de última hora, confirma-se a presença de Rui Unas, mais uma vez, no Festival Liberdade com a transmissão do seu programa o Maluco Beleza, em direto e a partir do recinto do Festival, com a apresentação dos diversos espetáculos musicais e entrevistas aos vários intervenientes do evento.

O Festival Liberdade 2018 inclui um parque de campismo, gratuito, com acesso a sanitários e duches, espaços de restauração, e o seu recinto vai funcionar no dia 15 das 17h00 às 02h30 e dia 16 das 10h00 às 02h30.

O Presidente do Conselho Diretivo da AMRS, Rui Garcia, destacou que o projeto Festival Liberdade «tem contribuído para aproximar as autarquias do movimento associativo juvenil», acrescentando que isso «aproxima-nos das pessoas, que é o fundamental, e desta geração mais nova, que vai ter o destino do mundo nas suas mãos».

 

  • P1870681
  • P1870687
  • P1870692
  • P1870699
  • P1870706
  • P1870709
  • P1870717
  • P1870740
  • P1870770
  • P1870787
  • P1870790
  • P1870834
  • P1870972
  • P1870968

 

Programa do Festival Liberdade 2018 completo aqui