siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

Festa de Encerramento da 6ª Edição do Kid’s Guernica revela a beleza deste projeto educativo

Dscf7773 1 710 2500
30 Maio 2018

A Festa de Encerramento da 6ª edição do projeto Kid’s Guernica, decorrida ontem, no Parque Augusto Pólvora, em Sesimbra revelou-se um êxito, tendo recebido mais de 3000 participantes de cerca de 40 escolas de 10 municípios da Região.

Arrábida Biosfera, tema desta 6ª edição, referido pelo Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco de Jesus, como “património de toda a Região”, acentuou a tónica da Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável, permitindo às escolas e alunos uma importante reflexão sobre o reconhecimento deste território. A Festa de Encerramento conseguiu claramente o enquadramento privilegiado perfeito, na paisagem Arrábida.

O Kid’s Guernica, projeto levado a cabo pela Associação de Municípios da Região de Setúbal e seus municípios associados, tem vindo a crescer de edição para edição e esse crescimento tem-se revelado importante para o panorama da educação na Região.

Prezando e defendendo incessantemente os valores da liberdade e da paz, a AMRS e as autarquias da Região pretendem continuar a promover uma Educação para a Cidadania, permitindo que os alunos e professores se envolvam neste projeto com um simbolismo artístico, cultural e histórico tão forte. Pelas palavras do Presidente do Conselho Diretivo da AMRS, Rui Garcia, “é esta a educação que é precisa desde os primeiros anos de escola, é ensinar que a paz também depende um bocadinho de nós.”

A Festa de Encerramento, conseguiu revelar a beleza do projeto educativo, à medida que, se assistiu a um convívio regional de escolas e alunos, visivelmente entusiasmados com a iniciativa.

“Uma festa através da arte é uma raridade!”, afirmou o Presidente do Júri da 6ª edição, Jorge Pé-Curto, acrescentando ainda “distingue o Homem de uma forma mais positiva e mais inclusiva e não há muitos exemplos como este”.

Com um leque variadíssimo de atividades, ateliers e de animações ao dispor dos participantes, foi possível ainda, assistir à projeção do vídeo com os 895 trabalhos recebidos nesta edição, com um imponente destaque para a tela Por Um Mundo Melhor, elaborado pelo aluno Leonel Baldé, da Escola Básica D. João I, do concelho da Moita, e representada à escala do Guernica, de Pablo Picasso (7800x3500).

Um dos pontos altos desta festa foi sem dúvida a Cerimónia de Entrega de Prémios, que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, o Presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal, Rui Garcia, o Presidente do Júri desta edição, Jorge Pé-Curto, bem como os Vereadores de Educação dos municípios.

Jorge Pé-Curto acabou por identificar os trabalhos que por ciclo de ensino foram escolhidos, nomeadamente:

2º ciclo de ensino
“Um Olhar Protetor para as Espécies da Arrábida”, elaborado pelos alunos do 6º ano, turma D, do Agrupamento de Escolas do Barreiro – Escola Básica D. Luís Mendonça Furtado.

3º ciclo de ensino
“Por um Mundo Melhor”, elaborado pelo aluno Leonel Nanque Baldé, do 9º ano, turma C, do Agrupamento de Escolas D. João I – Escola D. João I.

Ensino Secundário
“Arrábida Storming”, elaborado pelos alunos do 10º ano, turma B1, do Agrupamento de Escolas da Moita – Escola Secundária da Moita.

O Prémio oferecido às três escolas distinguidas, uma peça escultórica da autoria do escultor Jorge Pé-Curto, marcou o reconhecimento do trabalho realizado por estes alunos e respetivos professores, com destaque privilegiado à oferta simbólica, por parte da AMRS, de material de pintura ao aluno Leonel Baldé.

 

Consulte aqui a galeria de fotografias da Festa de Encerramento da 6ª Edição do Kid’s Guernica.