siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

Eleitos reúnem em torno da formalização do Grupo Intermunicipal das Bibliotecas da Região de Setúbal

P1910259 1 710 2500
2018/07/16

A AMRS realizou na passada sexta-feira, dia 13 de junho, no Convento de S. Paulo de Alferrara, reunião com os Eleitos com Responsabilidades na Área das Bibliotecas.

Esta reunião contou ainda com a presença de vários elementos que integram o Grupo de Trabalho Intermunicipal das Bibliotecas da Região de Setúbal – GTBIB.

Mais de três décadas volvidas, tempo que caracteriza o trabalho e o envolvimento deste grupo, impera a necessidade e importância de consolidação e reconhecimento formal desta rede de bibliotecas.

Nesta perspetiva, Sofia Martins, Secretária-Geral da AMRS, destaca o facto, do grupo ter sido pioneiro, a nível nacional, no trabalho em rede, numa lógica de trabalho e experiência associativa partilhada e consolidada.

Nesta reunião foi possível discutir os moldes e linhas gerais para a formalização desta rede, pretendendo-se precisamente que, através desta rede integrada de bibliotecas municipais, se possa reposicionar e evoluir no panorama nacional, com mais capacidade inovadora, uma garante da prestação de serviços cada vez mais amplos às comunidades e municípios.
Foi unânime, os municípios encaram este passo como uma formalidade, até porque, todo o trabalho deste grupo, tem vindo a ser feito de modo a garantir uma atualização permanente das valências das bibliotecas, assente numa lógica de boas práticas e exemplo.

Houve oportunidade para um claro reconhecimento da necessidade de priorizar a importância das bibliotecas públicas municipais e do trabalho deste grupo, já revelador de uma verdadeira rede de bibliotecas.