siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

Município de Setúbal promove IV Conferência Anual de Educação "Setúbal, Cidade Educadora: Um Mundo de Desafios"

Lrm export 128677701293693 20180914 155349877 1  1 710 2500
2018/09/14

O Município de Setúbal promoveu, na passada quarta-feira, a IV Conferência Anual de Educação subordinada ao tema "Setúbal, Cidade Educadora: Um Mundo de Desafios", que juntou vários participantes na área da Educação, no Fórum Municipal Luisa Todi e na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

Esta iniciativa "pretende ser um espaço de reflexão e capacitação da comunidade educativa onde, com a ajuda de especialistas das ciências da educação e com o intercâmbio de experiências locais, nacionais e internacionais, se procuram novos caminhos e se definem ações concretas e adaptadas às especificidades do território”, sublinhou, na sessão de abertura, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

Também na sessão de abertura, Maria Emília Brederode Santos, presidente do Conselho Nacional de Educação, desafiou os participantes a refletir sobre “como se consegue uma escola inclusiva e de qualidade”.

Durante a manhã, sob o lema “Desafios da Educação” e “Educação: Uma Responsabilidade Partilhada” foi aberta uma mesa-redonda com vários intervenientes, entre eles, o vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos Rabaçal que fez uma apresentação do Programa "Nosso Bairro, Nossa Cidade", programa municipal distinguido, em 2018, com o Prémio Internacional "Cidade Educadora”.

O programa da tarde integrou uma mesa-redonda com “Sucesso Educativo: Intervenção Local” a servir de temática, uma apresentação do Observatório da Educação de Setúbal e a exibição dos resultados a medidas concretas locais da implementação dos planos de ação estratégica no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.

Na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, pelas 16h00, foram apresentadas experiências locais de êxito na promoção de sucesso educativo, sob o lema “Caminhos que se trilham”.

O encerramento da IV Conferência Anual de Educação de Setúbal, no Fórum Municipal Luísa Todi, contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa, da investigadora Gina Lemos, do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho e do Vereador da Educação, Ricardo Oliveira, que lembrou a importância de dialogar com os municípios e comunidade educativa sobre o processo de transferência de competências, para que este não seja um elemento de desvalorização da Escola Pública.

 

Veja a notícia da Câmara Municipal de Setúbal "Desafios em debate" aqui.