siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

Campanha Água da Rede Pública, Segura, Saudável, Económica e Amiga do Ambiente na Península de Setúbal

Outdoor agua 1 710 2500
2018/10/01

Para assinalar o Dia Nacional da Água de 2018, que hoje, 1 de outubro, se comemora a Associação Intermunicipal da Água da Região de Setúbal (AIA) e a Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) lançaram uma campanha para comunicar às populações da Região a importância e qualidade da água das redes públicas municipais, através da divulgação de um cartaz na rede de outdoors da AMRS.

A campanha pretende sensibilizar a população para a qualidade da água das redes públicas municipais da Região através de 4 palavras chave: segura, saudável, económica e amiga do ambiente.

A água das redes públicas municipais é segura porque é sujeita a rigoroso controlo de qualidade que permite garantir às populações a sua conformidade com todos os usos de consumo humano. De acordo com os últimos dados relativos à qualidade da água publicados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Residuos (ERSAR), referentes ao ano de 2016 (RASARP 2017), foram realizadas nos 9 municípios da Península de Setúbal 21.699 análises à qualidade da água, cumprindo na integra os Planos de Controlo da Qualidade da Água de cada operador, tendo-se constatado uma conformidade média ponderada da água distribuída na rede publica de 99,8% (ver ficheiro abaixo).

A água das redes publicas é saudável porque a sua composição físico-química e microbiológica, não só cumpre os rigorosos normativos que visam assegurar a sua compatibilidade com a saúde humana, como é uma água equilibrada na sua composição química, que pode ser consumida regularmente e ao longo do tempo por todas as pessoas.
A água da rede pública é económica porque é certamente a forma menos onerosa de utilizarmos este recurso indispensável à vida. Mil (1000) litros de água da rede pública custam menos de 1,00€, como termo de comparação poderemos afirmar que é cerca de 1000 vezes mais barata que as águas engarrafadas.

A Água da rede pública é amiga do ambiente porque o processo de produção da água que chega às nossas torneiras tem uma pegada ecológica bastante mais baixa do que as alternativas, isto é os consumos energéticos e os resíduos que são originados neste processo são mais baixos do que por exemplo no caso da água engarrafada. A produção de resíduos de plásticos é atualmente uma das maiores preocupações ambientais, tendo a Organizações das Nações Unidas dedicado o Dia Mundial do Ambiente de 2018 a esta questão, sobre o lema “Combater a Poluição Plástica”. Segundo a ONU*, no mundo, são compradas 1 milhão de garrafas de plástico por minuto, sendo utilizados 17 milhões de barris de petróleo para as produzir, sendo que são necessários 450 anos para que uma garrafa de plástico se decomponha.

* em http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-06/acabar-com-poluicao-do-plastico-e-tema-do-dia-mundial-do-meio-ambiente acedido a 1 de outubro de 2018

Consulte os Dados Síntese do Controlo Qualidade da Água na Península de Setúbal aqui