siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

"Participação como ferramenta da Paz e da Igualdade” é o tema da 7ª edição do Kid’s Guernica

Cartaz kid s guernica 7 peq 1 710 2500
2019/06/13

O Kid’s Guernica é um projeto levado a cabo pela Associação e Municípios da Região de Setúbal e seus municípios associados desde 2005, que pretende difundir os valores da liberdade, igualdade e Paz, sendo dirigido aos alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e aos alunos do Ensino Secundário, que frequentem as escolas da rede pública dos municípios associados da AMRS.

Este projeto, utiliza como tema de fundo a obra emblemática de Picasso, Guernica, como forma de relembrar que a guerra ainda hoje é uma realidade que massacra a humanidade e que urge erradicar do mundo.

Ao longo das edições do Kid’s Guernica, a Associação de Municípios tem desenvolvido um trabalho de excelência, envolvendo os municípios, as escolas e as crianças e jovens da Região de Setúbal, que sob o mote “Pintar a Paz”, têm impulsionado e difundido a cultura pela Paz e a promoção dos seus valores.

A AMRS promove, bianualmente esta iniciativa e cada edição debruça-se sobre um tema específico, definido criteriosamente com base nas questões sobre a Paz

Atualmente, o projeto Kid’s Guernica conta com 6 edições já decorridas e tem vindo a crescer de edição para edição. Este crescimento tem-se revelado importante para o panorama da educação na Região.

Prezando e defendendo incessantemente os valores da liberdade e da Paz, a AMRS e as autarquias da Região pretendem continuar a promover uma Educação para a Cidadania, permitindo que os alunos e professores se envolvam neste projeto com um simbolismo artístico, cultural e histórico tão forte.

O projeto consiste, na criação de murais artísticos que simbolizem, com plena liberdade pictórica as questões da Paz, incentivando vivamente a uma reflexão sobre a importância da comunicação através da imagem, de modo a contribuir para o crescimento dos alunos, dotando-os de sentido crítico e de capacidade reflexiva, nas suas atitudes e comportamentos, perante a sociedade.

A última edição do Kid’s Guernica destacou-se, pela enorme participação por parte das escolas da Região de Setúbal, tendo alcançado no ano letivo 2017/2018, um total de cerca de 4500 alunos inscritos e cerca de 900 trabalhos rececionados de um universo de dez municípios participantes – Alcácer do Sal, Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.

dscf7764_1_1280_720

O projeto está estruturado, em várias fases, nomeadamente, as fases de inscrição, de desenvolvimento dos trabalhos a nível de escola, a seleção das propostas, a pintura da tela e a tão esperada festa de encerramento, pensada especialmente para proporcionar momentos de partilha, cooperação e cumplicidade entre os participantes, alunos e professores reunindo atividades e animações, especialmente programadas para este público, em especial, a exposição e exibição de todos os trabalhos realizados, através de uma projeção de vídeo.

A Festa de Encerramento da última edição espelhou também a beleza e o êxito deste projeto educativo, tendo recebido mais de 3000 alunos no Parque Augusto Pólvora, em Sesimbra.

A AMRS, conjuntamente com as Divisões de Educação dos Municípios da Região, tem vindo a preparar a 7ª Edição do Kid’s Guernica ao longo dos últimos meses.

Este projeto artístico e educativo de enorme cariz irá em breve ser divulgado junto de todas as escolas dos onze municípios da Região de Setúbal e regressará novamente às escolas no ano letivo 2019/2020 versando o tema “Participação como ferramenta da Paz e da Igualdade”.

A escolha do tema para esta edição, assenta na vontade de assinalar a importância da Participação e o papel fundamental das crianças e jovens na sociedade, pois importa refletir sobre o ato de Participar, de tomar parte, de intervir, de compartilhar, de denunciar, porquanto este é um caminho para a defesa de princípios e de promoção para a Paz e para a Igualdade.

Trabalhar a Participação, como ferramenta da Paz e da Igualdade é possibilitar aos jovens o desempenho de um papel fundamental no seu desenvolvimento, no desenvolvimento da sociedade, na valorização dos direitos humanos, dando voz às questões da Paz, da Não-Violência e da Igualdade.

A AMRS e os municípios seus associados pretendem que ao longo de todas as edições, haja uma forte participação intermunicipal, com o envolvimento dos municípios, dos agrupamentos de escola, das escolas, das crianças e jovens e até mesmo das famílias, naquela que é, a sensibilização dos alunos para uma reflexão sobre a importância de se educar, construindo uma cultura de Paz.

Mais notícias brevemente!