siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

Península de Setúbal um território estratégico para o desenvolvimento do País

P2940837 1 710 2500
2019/09/19

A sessão inaugural do 2º Fórum Empresarial da AISET contou com as intervenções do Presidente do Conselho Fundadores da AISET, António Velge, do Presidente na Associação de Municípios da Região de Setúbal, Rui Garcia, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Manuel Pisco e do Ministro da Economia, Siza Vieira.

«A Península de Setúbal tem de ser assumida como um território estratégico para o desenvolvimento do país» foi com esta afirmação que o Presidente da AMRS, Rui Garcia, iniciou a sua intervenção. Para que esta visão se concretize, o presidente da AMRS considera necessário «um Poder Local com competências, autonomia e recursos para exercer o seu papel insubstituível no ordenamento do território; na prestação de serviços públicos; na promoção da coesão social; na democratização da cultura; na promoção de uma sociedade participativa, criativa e inovadora; na criação de condições para a atração de investimento e para a dinamização da economia.»

Para Rui Garcia «precisamos fundamentalmente de políticas públicas apostadas no desenvolvimento económico e social da Região. Precisamos de uma visão estratégica, de investimento público estruturante e alavancador do crescimento económico; de políticas de apoio à criação de emprego, às pequenas e médias empresas, à qualidade e inovação».

  • P2940861
  • P2940854

Outro dos temas a que deu especial enfoque, foi a necessidade urgente de combater e resolver as assimetrias sentidas em todo o território, e em especial na Área Metropolitana de Lisboa, que requer, para Rui Garcia, a alteração dos critérios de distribuição e aplicação dos Fundos Estruturais Europeus. Esta necessidade foi reiterada pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Manuel Pisco.

O 2º Fórum Empresarial, realizou-se nos passados dias 17 e 18 de setembro, no Fórum Municipal Luisa Todi, em Setúbal.