siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

Dia Internacional da Criança

Dia mundial da crianca2 1 710 2500
2020/06/01

Associação de Municípios da Região de Setúbal e Municípios Associados saúdam os trabalhadores da educação, que, garantem a abertura da rede de Educação Pré-escolar, no Dia Internacional da Criança, como elemento de efetivação dos Direitos das Crianças.

A Associação de Municípios da Região de setúbal (AMRS) e os seus Municípios Associados (Municípios de Alcácer do Sal, de Alcochete, de Almada, do Barreiro, da Moita, do Montijo, de Palmela, de Santiago do Cacém, do Seixal, de Sesimbra e de Setúbal) não poderiam deixar de assinalar o Dia Internacional da Criança.

Num contexto de amplo consenso social sobre a importância dos direitos da criança, importa valorizá-los e concretizá-los, através de práticas e legislação que salvaguardem e criem condições para efetivar o direito das crianças a serem felizes.

Não podemos esquecer os direitos dos pais, trabalhadores, os quais, sem direitos (salários, horários, licenças de maternidade e paternidade), não podem garantir o exercício desses direitos.

Autarcas, trabalhadores municipais, professores, educadores, pais e vários agentes educativos partilham preocupações, no quadro da pandemia COVID 19, com o confinamento imposto às crianças e com as consequências que este poderá ter do ponto de vista do seu desenvolvimento integral.

As experiências de grupo e os saberes adquiridos nos espaços de socialização são fundamentais para a educação integral do individuo.

A Escola Pública é um destes direitos, um espaço de enriquecimento da humanidade de todos e cada um, por isso a AMRS saúda todos os trabalhadores da educação, que nesta data simbólica, garantem a abertura da Educação Pré-escolar, garantindo todas as medidas higiénico-sanitárias definidas pela Direção Geral de Saúde, permitindo ás famílias e ás crianças um presente, cheio de futuro a construir.