siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

6ª Edição - Ano letivo 2017/2018

arrábida biosfera

O Kid’s Guernica, projeto levado a cabo pela Associação de Municípios da Região de Setúbal e seus municípios associados, mostra uma vez mais a qualidade deste projeto educativo e a primazia do trabalho realizado pelas escolas e seus alunos.

Arrábida Biosfera, tema desta 6ª edição, enalteceu as questões da Sustentabilidade e do Desenvolvimento Sustentável, refletidas nos cerca de 900 trabalhos recebidos.

À luz do que foi preconizado nas normas de participação, o júri desta edição selecionou uma proposta por ciclo de ensino, tendo sido reconhecido no 2º ciclo de ensino o trabalho “Um Olhar Protetor para as Espécies da Arrábida”, elaborado pelos alunos do 6º ano, da turma D, do Agrupamento de Escolas do Barreiro – Escola Básica D. Luís Mendonça Furtado, no 3º ciclo de ensino “Por um Mundo Melhor”, elaborado pelo aluno Leonel Nanque Baldé, do 9º ano, turma C, do Agrupamento de Escolas D. João I – Escola D. João I, da Moita e no Ensino Secundário “Arrábida Storming”, elaborado pelos alunos do 10º ano, turma B1, do Agrupamento de Escolas da Moita – Escola Secundária da Moita.

A 6ª edição do projeto Kid’s Guernica, terminou em grande nível com a já habitual Festa de Encerramento que decorreu no dia 29 de junho, no Parque Augusto Pólvora, em Sesimbra.

Esta iniciativa revelou-se um êxito, tendo acolhido cerca de 3000 participantes de 40 escolas, dos municípios da Região, que puderam, mergulhar numa aventura de variadíssimas atividades, ateliers e animações, assistir à projeção do vídeo com os trabalhos desta edição, bem como, contemplar a tela Por Um Mundo Melhor, representada à escala de Guernica, de Pablo Picasso (7800x3500).

A AMRS e as autarquias da Região pretendem continuar a promover uma Educação para a Cidadania, com o objetivo do envolvimento dos alunos e professores neste projeto de tão forte simbolismo artístico, cultural e histórico, respeitando e promovendo em cada edição, os valores da liberdade e da paz.

Este ano a AMRS candidatou-se ao Prémio UNESCO – Japão para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável, tendo a Comissão Nacional da Unesco Portugal selecionado o Projeto Kid’s Guernica, como um dos três melhores projetos nacionais a concurso.

Financiado pelo Governo do Japão, este prémio, reconhece, anualmente, três projetos ou programas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), no valor 50 000 dólares cada um. As candidaturas apresentadas pelos Estado-membros e por organizações não-governamentais (ONG) em parceria oficial com a UNESCO, centram-se em projetos ou programas específicos de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).

A nomeação do Kid’s Guernica, é um gratificante reconhecimento para a Região e para as suas escolas e a AMRS aguarda neste momento pelo resultado do júri internacional, que se prevê acontecer em Setembro próximo.

Veja o vídeo da Festa de Encerramento aqui.