siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

Workshop da 5ª Edição do Kid’s Guernica

Capa kids 1 710 2500
06 Junho 2016

Realizou-se no passado dia 3 de Junho, no Parque da Cidade no Barreiro, a Festa de Encerramento da 5ª Edição do projeto Kid’s Guernica, que contou com cerca de 1600 participantes, alunos e professores, dos 3200 alunos das escolas públicas da Região de Setúbal, que trabalharam nesta Edição do projeto.

Comemorámos os 40 anos da aprovação da Constituição da República Portuguesa com o tema A Paz e os Valores de Abril, que marcou a consagração na lei, dos direitos fundamentais, liberdades e garantias, conquistados pelo povo português na Revolução de Abril e expressos pelos trabalhos dos alunos das escolas da Região de Setúbal.

Esta festa contou com a animação, a cargo da Companhia de Artes Performativas XPTO e com diversas animações preparadas no âmbito da XV Feira Pedagógica do Barreiro.
Nesta ocasião, entre outros, marcaram presença o Sr. Presidente do Conselho Diretivo da Associação de Municípios da Região de Setúbal, Rui Garcia, o Sr. Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, a Sra. Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, Regina Janeiro, a Sra. Vereadora da Câmara Municipal da Moita, Vivina Nunes e elementos do Júri da 5ª Edição, os artistas plásticos Jorge Pé-Curto e Ana Isa Férias.

Esteve exposto o trabalho escolhido nesta 5ª edição, apresentado pela Escola Básica D. Luís Mendonça Furtado, tendo sido reproduzido à dimensão da obra de Picasso, Guernica, bem como, a projeção do vídeo dos trabalhos de todas as escolas participantes.

Nesta edição o Kid’s Guernica continua para lá da Festa de Encerramento, os professores e alunos responsáveis pelo trabalho escolhido quiseram dar continuidade ao projeto e vão a Madrid, ao Museu Reina Sofia, ver a obra de Picasso que dá o mote a este projeto, Guernica. Com o objetivo de tornar possível esta visita, o Presidente do Conselho Diretivo da AMRS anunciou que a Associação de Municípios irá atribuir um apoio financeiro com vista a fazer face aos custos com o transporte.

Este evento marca o Encerramento da 5ª edição de um Projeto Educativo que se tem destacado e enraizado no seio da comunidade escolar e que, no presente ano letivo pôde contar com milhares de alunos das escolas da rede pública. Este Projeto contribui para a afirmação da qualidade da escola pública, e espelha uma luta democrática dos valores da Paz e de Abril.

Kg 5 1 750 500
Kg 8 1 750 500
Kg 9 1 750 500
Kg 16 1 750 500
Kg 22 1 750 500
Kg 29 1 750 500
Kg 58 1 750 500
Kg 19 1 750 500