siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

Conferência de Imprensa Jogos do Futuro 2017

Jogos ci 1 710 2500
24 Maio 2017

No passado dia 23 de maio foram apresentados os últimos pormenores sobre os Jogos do Futuro da Região de Setúbal, que decorrem a 2, 3 e 4 de junho, nomeadamente sobre a Cerimónia de Abertura, um espetáculo com apresentação dos artistas Wanda Stuart e o barreirense Júlio Mesquita, que se prevê memorável, repleto de luz, ação e animação, dando o mote para as várias competições que decorrerão, durante o fim-de-semana, em toda a Região.

A Cerimónia de Abertura, bem no centro da cidade do Barreiro, terá uma forte componente tecnológica, com várias projeções, e contará com atuações representativas de cada um dos nove municípios participantes. No final, Wanda Stuart cantará a “Canção do Mar”.

Com 24 modalidades, competições agendadas para Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, este evento, na sua 5ª edição, contempla, também, o desporto adaptado.
As novidades foram partilhadas em Conferência de Imprensa (CI), realizada no Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro. A glória do futebol, do Benfica e do FC Barreirense, internacional mundialista, o “Magriço” José Augusto - um dos quatro “patronos” desta edição dos JFRS, a par do treinador de futebol Paulo Fonseca, atualmente no Shakhtar Donetsk, da judoca olímpica Telma Monteiro e da atleta de Boccia, Rita Patrício - foi uma das presenças nesta CI, que contou com outras personalidades ligadas ao desporto, representantes dos municípios participantes/organizadores, da Associação de Municípios, Desporto Escolar, Movimento Associativo, da produtora da Cerimónia de Abertura e da Albatroz Digital, empresa da área do desenvolvimento de portais, aplicações e gestão de conteúdos na Internet, que produziu a aplicação móvel dos JFRS.
Trata-se de um "momento marcante no desporto da região", conforme referiu o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB). Para Carlos Humberto de Carvalho a promoção deste evento é o reflexo da intensa atividade desportiva/cultural da região. "Gostamos de trabalhar em conjunto", "vamos mais longe", disse. Na sua opinião, os JFRS permitem “chamar a atenção para o que se faz", de uma " forma muito ampla".
De acordo com o Presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), Rui Garcia, este evento "parte dos municípios" e caminha no sentido de se transformar “numa iniciativa verdadeiramente regional". Com múltiplos parceiros, ela demonstra o dinamismo do Movimento Associativo, "um traço identitário da nossa região".
Sobre a Cerimónia de Abertura, a Vereadora do Desporto da CMB falou de uma iniciativa dirigida a atletas mas, sobretudo, "dirigida a todos aqueles que queiram partilhar connosco este momento". Regina Janeiro apresentou a APP dos JFRS – desenvolvida para Android, com inúmeras informações úteis para todos os interessados no evento, que trabalha offline, com acesso a dados mínimos, e uma funcionalidade ligada ao GPS –, complementada pelo CEO da Albatroz Digital, Carlos Santos.
"Queremos dar mais magia a este momento", afirmou Paulo Magalhães, da PMP Eventos, explicando pormenores do espetáculo. "Cada vez mais o desporto está ligado à tecnologia", disse. Com a projeção na fachada de um edifício da Avenida Alfredo da Silva, artéria central da cidade do Barreiro, "vamos ter momentos performáticos", "não diria arriscados mas surpreendentes", explicou.
Antes de encerrar a sessão, o Vereador da Câmara Municipal de Almada, António Matos, lançou o convite para que todos acorram ao Barreiro, dia 2 de junho, para a Cerimónia de Abertura, para ficarem "inebriados com o festival de magia". 

Todos os momentos dos Jogos do Futuro podem ser acompanhados, passo a passo, através da nova aplicação móvel disponível na Google Play, através da página de Facebook ou através da conta de Instagram.