siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

Festival Liberdade junta mais de 60 mil pessoas no concelho de Setúbal

Fl 1 710 2500
22 Junho 2017

Cerca de 60 mil pessoas passaram, nos dias 16 e 17 de junho, pelo Festival Liberdade. Um projeto regional, assumido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal e os municípios seus associados, que pretende criar espaços de discussão e participação das estruturas juvenis da Região, numa visão de esperança e confiança na capacidade transformadora de que a juventude é natural portadora.

Este espaço de festa, cultura e de encontro do movimento associativo juvenil contou com o envolvimento de mais de 30 estruturas associativas juvenis, que deram a conhecer à comunidade a sua atividade, os seus projetos e sua visão de futuro.

A música, a dança, o teatro, o cinema, o desporto e as artes visuais rechearam estes dois dias de festival, que se realizou, este ano, no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal.

Os concertos do palco principal, Palco Liberdade, fizeram vibrar este lugar à beira-mar, com as atuações de Amor Electro, Xutos & Pontapés, Diogo Piçarra, Capicua, Bezegol e Supernova.

No Palco Paz, destinado à promoção dos novos valores da música no plano dos concelhos da Região, os primeiros a subir ao palco foram os Melquiades, banda natural do concelho que acolheu esta edição do Festival Liberdade. Seguiram-se, no mesmo dia, Persona 77, do concelho de Alcochete, Unclear, do concelho de Sesimbra e a encerrar o palco regional, no 1º dia de festival, Alexandre Silva & Os impróprios, do concelho de Palmela. No dia 17, o espetáculo começou com os Kibeline, do concelho de Santiago do Cacém, seguiram-se Warriors Against The System, do concelho do Barreiro, Moon Preachers, do concelho do Seixal, Like The Man Said, do concelho da Moita e a fechar este palco GatoSapato, do concelho de Almada.

A música também teve lugar no Palco Igualdade com diferentes sonoridades, entre elas, o rap, o hip-hop, o drum’n’bass, o dance hall e a eletrónica, assim como, com ritmos latinos e africanos.

Na Tenda Juventude o público ficou a conhecer projetos mais intimistas, em particular, nas áreas da música e da dança.

Pela primeira vez foi possível assistir a curtas-metragens no Festival Liberdade, no espaço Sala Teatro Cinema, onde decorreram também peças de teatro e o encontro do movimento associativo juvenil, com conversa /debate dedicado aos 70 anos do Dia Nacional de Juventude, assinalado a 28 de março, e aos 55 anos do Dia Internacional do Estudante, assinalado a 24 de março, com os oradores convidados Ana Inácio, Dirigente Associativa da Associação do Projeto Ruído, Pedro Pina, Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, Rogério Silva, Dirigente da CGTP e Dirigente Associativo na década de 90 e Jorge Patrício, Músico e Dirigente Associativo na década de 80.

Mais de meia centena de trabalhos desenvolvidos por jovens artistas da Região integraram a “Arte em Liberdade”, uma mostra dedicada às artes visuais, presente na Sala Teatro e Cinema (interior) e zona envolvente da Sala Teatro e Cinema e na Tenda da Juventude (exterior).

O Desporto, também, recolheu olhares e o envolvimento dos visitantes nas várias atividades desportivas espalhadas pelo Parque Urbano de Albarquel.

A Animação de Rua foi constante nestes dois dias de festa com a participação dos Sant’iago Olodum, Karma Drums, Os Bardoada, Associação Juvenil Os Indiferentes, Jovens Impulsionadores, Tripalium, Bombo’Sapiens, a Tuna Académica de Setúbal Cidade Amada, Clube Drujba, a Associação Gil Teatro, o Grupo de Cantares Alentejanos “Os Baldoregas” e FUN PARRA.

Pelo segundo ano consecutivo, Rui Unas, com o seu programa Maluco Beleza, apresentou, em direto, os concertos do palco principal e realizou várias entrevistas que podem ser revistas na sua página do Facebook e no seu canal no Youtube.

A Associação de Municípios da Região de Setúbal faz um balanço muito positivo do Festival Liberdade 2017, que tem vindo a aumentar de ano para ano o seu número de visitantes e a participação das estruturas de juventude da Região.

A próxima edição do Festival Liberdade já tem lugar marcado na Praia dos Moinhos, no concelho de Alcochete.