siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

Inauguração da Reabilitação Parcial do Convento de São Paulo de Alferrara

Imgp9957 1 710 2500
23 Junho 2017

A AMRS - Associação de Municípios da Região de Setúbal inaugurou ontem, dia 22 de junho, a Reabilitação Parcial do Convento de São Paulo de Alferrara, que contou com a presença do Presidente da AMRS, Rui Garcia, da Secretária-Geral da AMRS, Fátima Mourinho, do Vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Palmela, Luís Miguel Calha, do Autor de Projeto, Arquiteto Victor Mestre, de elementos do grupo de reflexão, de que fazem parte investigadores na área cultural e científica, de vários autarcas da região e dos funcionários da AMRS.

A reabilitação parcial deste Convento é fruto de um processo que se estende desde 2008. Várias foram as intervenções em ambos os Conventos de Alferrara - Convento de São Paulo e Convento dos Capuchos - que, desde essa data, permitiram chegar ao momento que se ontem de assinalou.

A Reabilitação Parcial do Convento de São Paulo de Alferrara, como o nome indica, é apenas uma parte dum projeto faseado, que se espera terminado num futuro próximo. Contudo, o Convento de São Paulo está hoje dotado das condições essenciais para utilização, fruição e visita por parte das comunidades desta região.

É esperada a sua utilização pelos Municípios associados nas mais diversas vertentes e, também, pela AMRS que terá no Convento uma parte importante da sua atividade. Visitas guiadas pré-agendadas, encontros em torno do património material, arquitetónico e imaterial, espetáculos culturais, entre outros, serão o leque de possibilidades que o Convento de São Paulo proporcionará aos munícipes da Região de Setúbal.

Neste ato público, foi ainda lançada a publicação n.º 0 dos “Cadernos de Alferrara”, «a primeira pedra, numa periodicidade que se espera anual, de várias publicações em torno da interpretação da Quinta de São Paulo» Rui Garcia – Presidente da AMRS.

A agenda é construída, a partir de agora, numa metodologia “work in progress”, a par dos avanços das reabilitações dos Conventos e da sua interpretação histórica.

Consulte o site dos Conventos de Aferrara aqui.