siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

Kid's Guernica

Imagem kids guernica proj 1 710 2500

O Kid’s Guernica é um projeto adotado desde 2005 pela AMRS, que pretende difundir os valores da liberdade, igualdade e paz, dirigido aos alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e aos alunos do Ensino Secundário, que frequentem as escolas da rede pública dos municípios associados da AMRS.
Este projeto, que vive da dinâmica necessária que nasce nas escolas, é uma iniciativa que utiliza como tema de fundo a obra emblemática de Picasso como forma de relembrar que a guerra ainda hoje é uma realidade que massacra a humanidade e que urge erradicar do mundo.

A AMRS e as autarquias da Região pretendem promover uma Educação para a Cidadania, atendendo às realidades sociais, inserindo as crianças e jovens num projeto com simbolismo artístico, cultural e histórico que, consiste, na criação de murais artísticos que simbolizem, com plena liberdade pictórica as questões da Paz.
O objetivo é despertar na comunidade escolar, uma reflexão sobre a importância da comunicação através da imagem que contribua para o crescimento dos alunos, dotando-os de sentido crítico e de capacidade reflexiva, nas suas atitudes e comportamentos, perante a sociedade.
No final, um júri elege um dos trabalhos apresentados que será pintado ao vivo nas dimensões do emblemático quadro Guernica, de Picasso (7,8 m X 3,5m), e servirá de pano de fundo à festa final que envolve todos os participantes, alunos e professores, em ambiente de festa, convívio e animação.

A 6ª Edição do Kid´s Guernica decorrerá durante o ano letivo 2017/2018 e terá como lema “Arrábida Biosfera”, tema assente na vontade de alimentar uma reflexão sobre a temática Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável, atendendo à importância do reconhecimento de um território.

Esta edição pretende promover e reforçar as questões da Paz e da Não-violência, através de uma reflexão sobre as nossas ações com o meio ambiente, permitindo a consciencialização de comportamentos, importantes para garantir a sobrevivência das espécies no planeta. É a partir dessa transformação do pensamento que seremos capazes de preservar e usar de forma sustentável, os recursos naturais, ainda disponíveis.