ASSOCIADOS
A Associação de Municípios da Região de Setúbal integra atualmente 11 municípios do Distrito de Setúbal (Alcácer do Sal, Almada, Alcochete, Barreiro, Palmela, Moita, Montijo, Santiago do Cacém Seixal, Sesimbra, Setúbal). Uma circunscrição administrativa, situada entre a Estremadura e o Alentejo, oficializada a 23 de dezembro de 1926, e que integra também os municípios de Grândola e Sines.
Um pouco de história
Em 1983, os 13 Municípios que integram o distrito congregaram esforços para constituir uma entidade que coordenasse e zelasse pelos interesses comuns dos municípios, refletisse os anseios das suas populações, com a figura subjacente de projetar a diversidade da nossa região para o panorama nacional, e assim nascia a Associação de Municípios do Distrito de Setúbal.
Depois de alterações decorrentes de ações governativas, a AMDS alterou os estatutos, passando a denominar-se AMRS – Associação de Municípios da Região de Setúbal, integrando atualmente 11 municípios (excluindo-se Sines e Grândola).
Um pouco de geografia
Com uma extensão aproximada de 5.067 Km² e uma população de cerca de 875 656 habitantes (dados do Instituto Nacional de Estatística), a Região de Setúbal é caracterizada pela diversidade ambiental e paisagística, económica e populacional que lhe confere uma importância impar no contexto nacional. Nela, estão inseridas seis áreas protegidas: no sentido poente, encontra-se a Reserva Natural do Estuário do Tejo, a Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica; e na direção nascente, deparamos com o Parque Natural da Arrábida, a Reserva Natural do Estuário do Sado, a Reserva Natural das Lagoas da Sancha e de Santo André e uma parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.