9ª Edição do Kid’s Guernica assinala os 50 anos de 25 de Abril

O Kid’s Guernica é um projeto levado a cabo pela Associação e Municípios da Região de Setúbal - AMRS e seus municípios associados desde 2005, que pretende difundir os valores da Liberdade, Igualdade e Paz, com vista à valorização de uma Educação para a Cidadania, permitindo aos alunos e professores o envolvimento num projeto com forte simbolismo artístico, cultural e histórico.
A última edição do projeto, contou com a participação de 5709 alunos provenientes de 43 escolas de todos os municípios associados – Alcácer do Sal, Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra e Setúbal, que trabalharam o tema da Igualdade, assinalando a sua importância e o seu papel fundamental no contexto dos direitos humanos e da luta pela liberdade.
Neste ano letivo de 2023/2024, que se inicia agora, lançaremos a 9ª edição do Kid’s Guernica, sendo incontornável assinalar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
Assim, o tema desta edição, “50 anos do 25 de Abril”, assenta na vontade de assinalar os 50 anos do 25 de Abril, como marco fundamental na instauração da Democracia no nosso país.
É tempo de afirmar os valores da liberdade e da democracia, de lembrar o período mais negro da história do nosso país, da repressão fascista, da tortura, da prisão, para assim afirmar e exaltar o progresso alcançado com a coragem, esforço e luta, de muitos que pagaram com a sua própria vida, a revolução e a liberdade.
Importa dar a conhecer, particularmente aos mais jovens, o que foi e o que é o 25 de Abril e a Liberdade, a realidade entre a noite e o dia, a penumbra do fascismo e a sua comparação com as conquistas alcançadas com a Revolução, esta é uma parte importante da nossa história coletiva, de grande importância e significado que urge conhecer e divulgar.
A história e a Revolução ensinam-nos a não deixar de lutar pelos nossos direitos e a viver com a esperança num futuro que nos sorri.
Com a Revolução de Abril o povo português conquistou a liberdade, a democracia, um amplo conjunto de direitos políticos, cívicos e laborais, necessários e imprescindíveis ao progresso do país e à melhoria das condições de vida da generalidade dos portugueses, que importa conhecer e defender.
A data limite para inscrição das escolas é a dia 6 de novembro de 2023. Basta, para o efeito, preencher a ficha de inscrição, disponível aqui.
Para mais informações sobre o projeto sugere-se a visita ao site.