'A Escola é Lugar para Brincar? Recreios – Riscos ou Desafios” deu mote a Oficina Colaborativa promovida pela AMRS

A AMRS - Associação de Municípios da Região de Setúbal promoveu, dia 23 de maio, no Auditório do Centro de Estudos Culturais e Ação Social Raio de Luz, a Oficina Colaborativa “A Escola é Lugar para Brincar? Recreios – Riscos ou Desafios”, que integra o Congresso da Região de Setúbal, no âmbito do programa de comemorações do 40º Aniversário da AMRS, que, contou com mais de 80 participantes, Eleitos Municipais, Técnicos Municipais, professores e educadores e representantes de várias instituições.
A Sra. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Felícia Costa, na sua intervenção de abertura sublinhou que esta Oficina Colaborativa teve por objetivo sensibilizar para a importância de favorecer e respeitar os tempos e os espaços para a criança brincar, nomeadamente em contexto escolar, ou melhor, de recreio escolar, num tempo de pausa em que também se aprende e valorizar os recreios escolares, enquanto espaços de encontro com o outro, locais onde a criança exercita diversas competências sociais, tais como a partilha, a cooperação, a comunicação, a escolha, a decisão, aprendendo a ser com o outro, desenvolvendo a capacidade de aprendizagem, o seu próprio corpo e as relações sociais.
Esta Oficina, para além dos dois painéis temáticos de debate, que foram dinamizados a parir da comunicações da Professora Amália Rebolo (professora e investigadora), do Professor Frederico Moura e Sá (Universidade de Aveiro), do Dr. José Lopes (Câmara Municipal de Sesimbra), Dra Sandra Nascimento (APSI) e Dra. Márcia Pacheco (Câmara Municipal de Sesimbra) , contou ainda com inúmeras atividades lúdicas de estímulo à interação social e procurando sensibilizar os participantes para a importância do Brincar.
Foram debatidas várias questões e reafirmado o compromisso de aprofundar e desenvolver o “Manifesto pelo Direito a Brincar”, assumindo “a importância da criação de mecanismos de participação das crianças, incentivando a sua expressão, reconhecendo-lhes competências próprias e incorporando a sua opinião nas decisões sobre a sua vida e a vida coletiva”.
Setúbal é uma Região que Brinca! Porque Brincar é um assunto sério.