AMRS celebra os seus 40 anos de atividade sob o lema “Agregar Vontades, Construir o Futuro”

No ano em que comemora o seu 40º aniversário, a Associação de Municípios da Região de Setúbal apresenta um programa de iniciativas que terão inicio no próximo mês de maio e decorrerão até final do ano.
No dia 30 de junho, estas comemorações terão o seu ponto alto com a realização do Congresso da Região de Setúbal, sob o lema “Agregar Vontades, Construir o Futuro”, no Fórum Luísa Todi, em Setúbal, momento em que será também inaugurada uma exposição itinerante que retrará este magnifico percurso de quatro décadas, mas que deixa também as linhas do que se pretende construir no futuro.
O Congresso Regional pretende ser um amplo espaço de debate sobre o futuro da Região, reunindo os vários agentes regionais com intervenção no território e no seu desenvolvimento, nomeadamente autarquias, entidades sociais, organizações sindicais, comunidade científica e educativa, empresas, agentes culturais e movimento associativo, contribuindo assim para reforçar a estratégia de desenvolvimento regional.
Ao longo dos meses de maio e junho, e como forma de preparação do Congresso, a AMRS através dos seus Grupos Intermunicipais de Trabalho, desenvolverá um conjunto de oficinas colaborativas em toda a Região:
“Planos Municipais de Juventude – estratégias de intervenção junto da Juventude”, dia 12 de maio, em Alcochete.
“Recursos Hídricos: Desafios e soluções para o futuro!”, dia 18 de maio, no Seixal.
“A Escola é Lugar para Brincar? Recreios – Riscos ou Desafios”, dia 23 de maio, em Sesimbra.
“Cartas Municipais de Habitação”, dia 26 de maio, em Palmela.
“Planos Municipais de Cultura”, dia 2 de junho, em Alcacer do Sal.
“Leitura em voz alta nas Bibliotecas – Como? Quando? Porquê?”, dia 7 de junho, no Montijo.
“Descobre o passado num museu do presente!”, dia 15 de junho, em Santiago do Cacém.
Hoje, mais do que nunca, a capacidade de refletir, trabalhar e construir soluções em contextos regionais é um elemento de valorização dos territórios e de capacitação das suas comunidades.
A Associação de Municípios da Região de Setúbal procura assim a dar o seu contributo ativo, empenhado e insubstituível para uma Região mais desenvolvida.