AMRS desenvolve Projeto “Uma Região a Brincar – Mapa de Lugares Conhecidos e a Descobrir”
A AMRS desenvolveu uma Ação de Formação do Projeto “Uma Região a Brincar – Mapa de Lugares Conhecidos e a Descobrir”, no dia 15 de abril, na Quinta de São Paulo, que contou com a participação de 20 técnicos dos Municípios de Alcácer do Sal, Alcochete, Grândola, Montijo, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal, Setúbal e Sesimbra.
Esta Ação surge na sequência do Projeto “Uma Região a Brincar – Mapa de Lugares Conhecidos e a Descobrir”. O objetivo geral do referido Projeto é a construção de um mapa dos lugares de brincar na Região de Setúbal, por município associado e por tipologia de espaço e atividade.
Para o efeito, perspetivou-se a preparação e formação de uma equipa que possa desenvolver, em cada município aderente, um workshop que permita melhorar, testar e validar a matriz base a desenvolver relativa às tipologias de espaços e de atividades associadas ao Brincar, nomeadamente junto das crianças.
Esta formação procurou enquadrar os desafios que hoje as cidades colocam às crianças e refletir sobre a importância do brincar no espaço público urbano.
No seguimento da elaboração do “Manifesto pelo Direito a Brincar”, proclamado no Encontro da AMRS “O Tempo de Brincar é o Tempo de Crescer”, realizado em 2021, a “Associação de Municípios da Região de Setúbal e os seus municípios associados, (...) conscientes da necessidade de proporcionar uma proteção especial às crianças, tal como adotado na Convenção Internacional dos Direitos da Criança, (...) decidiram desenvolver um conjunto de ações com vista à valorização do seu desenvolvimento integral, que se pretende pleno e harmonioso, num ambiente de felicidade, amor e compreensão”(AMRS, Manifesto pelo Direito a Brincar, 2021).
Assim nasceu a ideia de mapear os lugares de brincar na região de Setúbal, assumindo a identificação destes lugares, e de muitos outros a percecionar ou criar, como espaços públicos de apropriação pelas crianças e contributo para o “desenvolvimento integral da criança, para que o direito ao repouso e aos tempos livres, o direito de participar em jogos e atividades recreativas próprias da sua idade e de participar livremente na vida cultural e artística, saia das páginas da Convenção dos Direitos da Criança para a Vida” ”(AMRS, Manifesto pelo Direito a Brincar, 2021).

