Associação de Municípios da Região de Setúbal aprova Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2023

A AMRS - Associação de Municípios da Região de Setúbal, reconhecendo a sua importância na defesa dos interesses da Região, do seu trabalho em torno do Desenvolvimento do Território e da importância dos seus projetos intermunicipais para a afirmação da Região, procurou construir linhas de trabalho no contexto do Plano de Atividades e Orçamento de 2023 que contribuíssem para o aprofundamento destes objetivos, tendo as mesmas sido submetidas à Assembleia Intermunicipal da AMRS, no passado dia 22 de dezembro, merecendo a sua aprovação por unanimidade.
Este é um ano particular da vida da AMRS, pois comemora-se os 40 anos da data da sua fundação, e por isso, durante este ano, procuraremos ressalvar um percurso ímpar, junto com os municípios associados, e com as diversas entidades da Região, em prol de um melhor futuro das nossas populações. Releva-se a este título a realização do Congresso da Região de Setúbal, o Encontro Regional de Educação ou o Seminário da Habitação da Região de setúbal.
Tal como nestas quatro décadas, neste ano de 2023 o desenvolvimento regional sairá reforçado com o início da atualização do PEDEPES, dotando assim a AMRS, e a Região, de um documento estratégico que defina as linhas de ação para a próxima década, bem como procuraremos desenvolver o estudo para relançar a marca Costa Azul, como marca distintiva de valorização regional, e que através dela se possa dotar a Região, e os municípios associados, de um meio privilegiado de divulgação do seu património cultural e natural.
As matérias de financiamento da Região, quer através de fundos comunitários, quer através de fundos nacionais, continuarão, no ano de 2023, a manter-se como uma importante frente de trabalho da AMRS. Procuraremos evidenciar em cada momento a situação da Região e as suas necessidades de investimento e, desta forma, garantir financiamento que proporcione a melhoria da qualidade de vida das nossas populações, bem como o reforço do tecido produtivo com consequente aumento e fixação de emprego na região.
Por último, procuraremos todos os dias, com a nossa ação, reforçar edifício do Poder Local, com acompanhamento da vida dos municípios e dos seus trabalhadores, quer através da formação, quer através da resposta aos desafios que vão surgindo, como a transferência de competências da administração central para os municípios.
A aprovação deste Plano de Atividades e Orçamento para 2023, reforça a vontade e o empenho dos municípios associados na construção de uma Região mais próspera, justa e desenvolvida, para o bem das suas populações.
Consulte na íntegra as Grandes Opções do Plano e Orçamento 2023.