Em que ponto estamos e para onde queremos ir em termos de Cultura na Região?
Realizou-se no dia 18 de março, no auditório cinema Charlot uma oficina subordinada à temática da cultura que juntou agentes locais e entidades regionais, no âmbito do Plano Estratégico da Região de Setúbal (PEDEPES).
A Região de Setúbal no âmbito do património cultural e artes do espetáculo registou uma despesa por habitante superior à da Grande Lisboa e à do resto do país (dados de 2022). Contudo, um diagnóstico rigoroso não se pode focar apenas em números e em percentagens. É preciso identificar as dificuldades, mas também as potencialidades, saber que desafios enfrenta e que oportunidades existem para o futuro do sector na região.
Para tentar responder ou obter pistas para estas questões, a AMRS, no âmbito da fase de diagnóstico do PEDEPES - Plano Estratégico da Região de Setúbal, reuniu um conjunto de representantes locais (teatros, associações e outras entidades), e representantes dos municípios associados no auditório cinema Charlot, no passado dia 18 de Março.
É preciso exaltar os valores culturais da Região, respeitando as especificidades de cada território.
Pelas suas características socioeconómicas, geográficas e ambientais, a Região de Setúbal é detentora de uma identidade cultural rica e diversificada, reflexo do seu legado histórico, mas também do forte investimento neste sector por parte dos diversos agentes, o que revela o reconhecimento da sua importância para o desenvolvimento dos territórios e das comunidades. Contudo, ficou também patente a necessidade de respeitar as particularidades endógenas de cada território.
O trabalho em rede na região foi, simultaneamente apontada pelos agentes culturais como um dos principais desafios, mas também uma das maiores oportunidades, sendo que dessa forma seria possível reforçar o apoio e dar robustez à criação artística, mas também partilhá-la, dando-a a conhecer, com os vários públicos da Região.
Mobilidade e Transportes
Para dia 21 de Março, pelas 14h30, no Fórum Cultural de Alcochete está já agendada a oficina temática sobre mobilidade e transportes.

