siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

Jovens da Região avançam na construção do Festival Liberdade 2022

1642416335577 1 710 2500
2022/01/20

Na passada sexta-feira, dia 14 janeiro, o Comité Organizador do Festival Liberdade realizou a sua 1ª reunião com o objetivo de preparar e planificar a programação do Festival Liberdade, agendado para os dias 1 e 2 de julho 2022, na Quinta do Conde, concelho de Sesimbra.

A continuidade da campanha “Não há Liberdade sem Igualdade!” e a fase de candidaturas para as animações e iniciativas do Festival Liberdade 2022, foram o eixo central da discussão dos jovens presentes na reunião que se realizou na Casa do Largo, nas instalações da Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Setúbal.

No quadro do Festival Liberdade 2021, o Movimento Associativo da Região de Setúbal, lançou a campanha “Não há Liberdade sem Igualdade!” com o objetivo alertar os jovens para as desigualdades e injustiças com que nos confrontamos todos os dias, nomeadamente, a diferença salarial entre homens e mulheres, as desigualdades no acesso aos direitos parentais, a pobreza, a dificuldade de acesso às mesmas oportunidades, o racismo, a xenofobia e outras tantas formas de desigualdade e discriminação.

Nesse âmbito, estavam previstas diversas ações, a realizar durante esse ano, com o seu culminar no Festival Liberdade 2021.
Por força da situação pandémica vivida não foi possível fazê-lo, por isso o Movimento Associativo Juvenil da Região de Setúbal considerou, dar continuidade à campanha em 2022, efetivando as ações anteriormente previstas.

Também integrada na campanha “Não há Liberdade sem Igualdade!” , foi lançada uma carta aberta que neste momento já conta com mais de uma centena de subscrições, de organizações de juventude e de jovens, em nome individual.

Com o mesmo mote que a campanha, esta carta sublinha que “Toda e qualquer noção de progresso e ideia de futuro para a Humanidade tem de estar sustentada na ideia da Igualdade. Se queremos o desenvolvimento económico e justiça social, com um sistema de ensino público, e um Serviço Nacional de Saúde disponíveis para todos, um emprego com direitos, o fim da precariedade, acesso à cultura e à prática desportiva, tempo para lazer e se queremos uma vida digna para a juventude, então temos de garantir que existe igualdade entre todos. Seja na vida, na escola ou no trabalho. Cumprindo a Constituição da República Portuguesa.”

O apelo público à subscrição da carta aberta continua em 2022, os/as interessados/as devem enviar um e-mail para festival.liberdade@amrs.pt, com indicação do seu nome ou do nome da organização, manifestando a sua vontade de assinatura.

Quanto à abertura de candidaturas para as animações e iniciativas da 8ª edição do festival, a organização definiu que o lançamento oficial da campanha «Constrói o teu Festival! Participa com a tua iniciativa!» será feito no dia 24 de janeiro, disponibilizando no site e nas redes sociais do festival toda a informação para o efeito.