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Júri reúne e distingue propostas da 8ª edição do Kid’s Guernica

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2022/04/29

No passado dia 28 de abril, reuniu na sede da AMRS - Associação de Municípios da Região de Setúbal, o júri da 8ª edição do Kid’s Guernica.

O projeto, centrado no tema Igualdade, pretendeu ser uma reflexão sobre a importância da Igualdade e o seu papel fundamental no contexto dos Direitos Humanos e da luta pela Liberdade.
Falar hoje sobre Igualdade, é salvaguardar um princípio fundamental da justiça social. É defender as necessidades de cada pessoa de igual forma, com a mesma importância, sendo esta, a principal base da sociedade, de maneira a garantir que todos tenhamos as mesmas oportunidades de participação.

Uma reflexão, que se pretendia interligada à obra Guernica, de Pablo Picasso, uma das bases fundamentais do projeto.

A AMRS contou com a participação de cerca 5709 alunos, pertencentes a quarenta e três escolas da Região de Setúbal. Os 1288 trabalhos admitidos, acusaram uma interiorização dos propósitos do projeto, dificultando a árdua tarefa do júri, constituído por  Jorge Pé-Curto, artista plástico, Dina Teles, designer gráfica na AMRS e Joana Tomé, ilustradora e designer gráfica (representante do MDM - Movimento Democrático de Mulheres), na seleção das propostas.

Em consonância com as normas de participação desta edição, o júri selecionou 1 trabalho por escalão, tendo distinguido os seguintes trabalhos:

1º Escalão – 2º ciclo de ensino
Proposta n. º 441 – “Diferença na Igualdade”, elaborado pelas alunas Leonor Isabel Charrua Campos e Matilde Pereira Nunes do 6º ano, turma A, do agrupamento de Escolas D. João I – Escola D. João I, concelho da Moita.

mensão honrrosa segundo ciclo

2º Escalão – 3º ciclo de ensino
Proposta n. º 454 – “A alma não tem género”, elaborado pela aluna Leonor Freitas Casinhas, do 7º ano, turma A, do Agrupamento de Escolas D. João I – Escola D. João I, concelho da Moita.

imagem

3º Escalão – Ensino Secundário
Proposta n. º 117 – “Sem título” elaborado pelos alunos David Leal Menezes, Eduarda Cavalcanti de Assunção, Leonor Duarte Rita e Priscila Alves Costa Penteado, do 10º ano, turma H, da Escola Secundária de Cacilhas - Tejo, concelho de Almada. 

mensão honrrosa secundário

De forma geral qualquer uma das propostas selecionadas revelaram-se em consonância com os critérios de seleção, manifestando uma interligação entre várias questões associadas à temática da Igualdade. Para além disso, são reveladoras de uma grande riqueza plástica.
Destes 3 trabalhos, o júri decidiu que, o trabalho a ser reproduzido, em tela, nas dimensões do quadro “Guernica” de Pablo Picasso – 7,8mx3,5m, corresponde à proposta nº 454 – “A alma não tem género”, elaborado pela aluna Leonor Freitas Casinhas, do 7º ano, turma A, do Agrupamento de Escolas D. João I – Escola D. João I, fundamentando a sua decisão nos seguintes aspetos:

- Este trabalho demonstra uma reflexão sobre as questões da Igualdade;
- Há uma riqueza plástica e uniformidade, com subtis referências à obra de Picasso;
- Contém criatividade e expressividade;
- Composição harmoniosa entre os elementos representados.

A escola irá agora trabalhar para a 4ª fase do projeto, durante o período de 9 a 23 de maio, tempo que disporá para encetar a pintura da tela com as dimensões originais de Guernica. A finalização da tela será feita na Festa de Encerramento deste projeto, que se realizará no próximo dia 26 de maio de 2022, no Parque da Cidade, no concelho Barreiro.

Esta festa, contará com um diversificado programa de atividades e animação, devidamente preparados para os alunos e escolas participantes, e contemplará ainda a projeção de um vídeo, com todos os trabalhos, refletindo-se num momento de valorização, dedicação e empenho dos alunos e professores das escolas da Região.