Oficina Colaborativa 'Descobre o Passado num Museu do Presente' pretende sensibilizar o público infantil para a valorização do património arqueológico

O Museu de Arqueologia de Alvalade, em Santiago do Cacém, prepara-se para receber a Oficina Colaborativa "Descobre o Passado num Museu do Presente", uma iniciativa dedicada ao público escolar, que visa sensibilizar as crianças para a importância da valorização e preservação do património arqueológico, histórico e cultural.
Com data marcada para o dia 15 de junho, esta iniciativa tem como principais objetivos proporcionar às crianças uma compreensão mais aprofundada do trabalho do arqueólogo, bem como do percurso dos artefactos desde a sua descoberta até à sua exposição nas vitrinas de um museu.
Durante a oficina, as crianças terão a oportunidade de conhecer de perto o trabalho do arqueólogo, que põe a descoberto, camada após camada, os testemunhos do passado. Terão a oportunidade de descobrir quais as ferramentas utilizadas pelos arqueólogos na sua atividade profissional e como estes interpretam os artefactos encontrados no seu contexto histórico.
Para além disso, a atividade proporcionará uma simulação de uma escavação arqueológica, permitindo que as crianças entrem em contacto direto com os artefactos e aprendam o tratamento dos materiais, incluindo a lavagem, a colagem e o inventário. Esta experiência prática ajudará a despertar o interesse e a curiosidade das crianças pelo trabalho dos arqueólogos e pela importância da preservação do património arqueológico.
Outro ponto interessante da oficina será a modelação de peças cerâmicas pré-históricas. Esta atividade tem como objetivo estimular a observação, interpretação e criatividade das crianças, permitindo a compreensão de alguns conceitos relacionados com os materiais, tecnologias, produção e funcionalidade dessas peças históricas.
A Oficina Colaborativa "Descobre o Passado num Museu do Presente" dinamizada pela AMRS, através do serviço educativo do seu Museu de Arqueologia e Etnografia, em parceira com o serviço educativo do Museu de Arqueologia de Alvalade, do Município de Santiago do Cacém, decorre no âmbito das comemorações dos 40º Aniversário da AMRS - Associação de Municípios da Região de Setúbal.