Relatório de Atividades e Relatório de Gestão de 2022 aprovado por unanimidade

O ano de 2022 confirmou o importante papel que a AMRS - Associação de Municípios da Região de Setúbal desempenha, para os municípios e para a Região, e mesmo num quadro de particulares desafios, foi possível desenvolver, e em alguns casos aprofundar, o seu trabalho em prol deste território e das suas populações. A prova disso mesmo é a revisão do quadro das NUTS, em apreciação pelo EUROSTAT, que poderá atribuir à Península de Setúbal o financiamento necessário para o seu justo desenvolvimento, fruto do trabalho da AMRS e dos diversos atores do território ao longo dos últimos anos.
A multiplicidade e diversidade da atividade foram uma constante ao longo do ano de 2022, destacando-se, pela participação de milhares de jovens, a 8ª edição do Festival Liberdade, em Sesimbra, com os seus espaços de discussão e participação que enaltecem sempre a visão de esperança e confiança na capacidade transformadora de que a Juventude é natural portadora, e também a festa de encerramento do projeto Kid´s Guernica, projeto que promove a paz através da educação pelas artes, e que contou igualmente com a participação de milhares de crianças, no Parque da Cidade, no Barreiro.
Sublinha-se o retomar das atividades na Quinta pedagógica de São Paulo, com a visita de mais de 4000 crianças e jovens ao nosso espaço, bem como se assinala o regresso das visitas aos Conventos de Aferrara com a procura que as populações da Região já nos habituaram.
Destaca-se também o lançamento dos novos sites, da AMRS e da Quinta de São Paulo, com um desenho mais intuitivo, disponibilizando mais conteúdos, procurando assim promover uma maior interação entre a AMRS e a comunidade.
Após dois anos de dificuldades impostos pela Pandemia de Covid-19, foi possível implementar a fase final do projeto “Comunicação Digital de Proximidade”, que além do estúdio móvel que percorreu toda a Região, permitiu que as bibliotecas municipais pudessem agora estar dotadas de um estúdio de produção de conteúdos de acesso livre às populações.
Não menos importante, foi o trabalho desenvolvido no seio dos Grupos de Trabalho Intermunicipal da AMRS, sendo disso exemplo o Grupo de Trabalho Intermunicipal da Educação, com o acompanhamento permanente das matérias relativas ao setor e muito em particular da “transferência de competências para as autarquias” neste domínio.
Assim como no ano de 2022, o Grupo de Trabalho Intermunicipal da Habitação, pôde finalizar o Estudo sobre as Políticas de Habitação na Região de Setúbal, tendo ainda desenvolvido um conjunto de workshops que permitiram dar contributo aos municípios para o trabalho a desenvolver neste domínio.
O Setúbal Península Digital foi também alvo de investimento significativo, quer na sua capacidade, quer em termos de segurança, por forma a servir melhor os municípios associados.
O MAEDS, manteve a sua forte dinâmica, quer no campo da investigação e difusão do conhecimento científico, mas também dando espaço para a realização de exposições temporárias, debates e conferências que enriqueceram o trabalho do museu.
Assim na reunião do passado dia 27 de abril a Assembleia Intermunicipal da AMRS aprovou o Relatório de Atividades e o Relatório de Gestão de 2022, por unanimidade, reconhecendo a associação pelo seu rigor e pelo seu desempenho, confirmando, uma vez mais, a associação como a voz agregadora dos interesses regionais, respeitada pela sua defesa das populações, das autarquias e da Região.
Consulte o documento aqui.