siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

O MUSEU VAI À ESCOLA

Museu vai a escola 1 710 2500
2016/02/01
O projecto O MUSEU VAI À ESCOLA anda pela Região e já passou por diversas escolas (Escola Básica das Amoreiras, Escola Básica do Montalvão, Escola Básica dos Arcos, Escola 2+ 3 da Aranguês, Escola Básica do Viso, Escola Básica nº6 Monte Belo, Escola 2+3 Du Bocage, Escola 2 +3 Hermenegildo Capelo, Escola Secundária dos Casquilhos) envolvendo já no corrente ano lectivo, cerca de 1000 alunos.
Este é um programa que se insere nas actividades do Serviço Educativo do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS), da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS).

Os Ateliers

"Os romanos e a romanização na nossa região"
Trata-se de uma oficina pedagógica com base na apresentação multimédia “Os romanos e a romanização na nossa região”, comentada por uma técnica do museu. Nesta apresentação são mostradas imagens fotográficas de ruínas romanas existentes na região, acompanhadas de reconstituições gráficas e algumas peças arqueológicas, por forma a veicular informação histórica sobre aspectos da sociedade romana, características, ambientes, vivências e sobre o processo de romanização da nossa região.
Este atelier adapta-se a alunos de diferentes classes etárias. A versão reduzida tem a duração de 45 minutos, e a versão integral, de 1.30H
Orientação: Ana Paula Covas

“o que contam estas peças”
Este atelier tem como objectivo criar no público escolar o interesse pela frequentação de museus e do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS), em particular.
Apresenta-se o filme “MAEDS- Este Museu que Vos Fala” de Alberto Pereira e desenvolve-se um debate em torno da biografia de quatro peças pertencentes à colecção do museu (machado pré -histórico em pedra polida; bocal de ânfora romana Almagro 51c, dos séculos III-V d. C.; fragmento de faiança séc. XVII/XVIII; azulejo de padrão do séc. XIX), a partir do qual é lançado aos participantes desafio para construírem uma narrativa através da escrita, do desenho e/ou da pintura.
Haverá ainda espaço para descobrir e compreender o percurso que algumas peças fazem até chegarem ao Museu.
Duração: cerca de 1h30m
Orientação: Ana Férias
Actividades gratuitas e adaptáveis às diversas faixas etárias.