siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

AMRS presente no 1º Encontro Nacional de Escritores e Facilitadores de Filosofia para Crianças

Final 1 710 2500
2018/04/19

Decorreu no passado dia 18 de abril, na Sala Pablo Neruda do Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, o 1º Encontro Nacional de Escritores e Facilitadores de Filosofia para Crianças, organizado pela Câmara Municipal de Almada em parceria com a Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática e a Rede Concelhia de Bibliotecas.

A sessão de abertura esteve a cargo de Armando Correia, Diretor do Departamento da Cultura, da Câmara Municipal de Almada, em substituição da Sr.ª Presidente da Câmara, Inês Medeiros de Almeida e contou ainda com a presença de Eugénio Oliveira, Presidente da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática.

Inserido na Semana da Filosofia, a decorrer desde o passado dia 12 de abril, este encontro contou com um vasto painel de oradores, que convergiram para a tónica comum, filosofia para crianças, como prática diferenciadora e potenciadora do desenvolvimento e da capacidade reflexiva das crianças.Aprendizagens e práticas diversificadas e ainda, a partilha de experiências no âmbito do conhecimento e do pensamento como processo cognitivo, permitiram validar riquíssimos cenários e formas de trabalhar a filosofia, com as crianças.

E não fosse este o tema central deste encontro, crianças de várias escolas tiveram oportunidade de apresentar ao escritor Gonçalo M. Tavares, interpretações da sua obra, Histórias do Senhor Valéry. No átrio do Fórum, encontra-se patente a exposição “Quem somos? Ler o nosso Mundo”, com trabalhos desenvolvidos por escolas e alunos do concelho, sobre esta obra.

No final, houve oportunidade de apreciar o momento cultural “O Senhor Valéry dança?” a partir da obra de Gonçalo M. Tavares, pela Escola de Dança Almadança.