siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

Municípios da Área Metropolitana lançam Carris Metropolitana

2018 10 17 ci tml  1 750 2500 1 710 2500
2018/10/22

O futuro operador de transporte coletivo rodoviário de passageiros, a Carris Metropolitana, foi apresentada esta quarta-feira, dia 17 de outubro, com a afirmação conjunta dos municípios de que esta é uma medida de grande importância para as populações de toda área metropolitana e uma medida há muito defendida no quadro do plano de desenvolvimento para a região.

A operadora irá servir os 18 concelhos da AML e 2,7 milhões de pessoas, com um sistema único de bilhética e um único mapa de rede. Terá um passe único de 40 euros, isenção para as crianças até 12 anos e um valor máximo de 80 euros por família. O novo passe, que terá um custo de 30 euros dentro dos municípios e de 40 euros em toda a AML, começará a funcionar em abril de 2019.

A medida da redução do custo dos passes e, principalmente, o seu alargamento a todos os operadores de transportes públicos vai permitir aos munícipes movimentarem-se entre os municípios da AML sempre com o mesmo passe e a baixo custo.

A cada município caberá um investimento anual destinado ao reforço e alargamento da rede do transporte público rodoviário dentro de cada concelho continuando o estado central através do orçamento do estado a dotar a nova empresa das verbas necessárias visando o melhoramento do serviço, sendo de esperar o pleno funcionamento da rede dentro de dois anos.