siga-nos!
Youtubeadicionar aos favoritosRSSPartilhar

Inauguração da exposição de fotografia Festas De Nossa Senhora de Tróia

P2960746 1 710 2500
2020/01/27

Realizou-se no passado sábado, dia 25 de janeiro, no MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia da Região de Setúbal, a inauguração da exposição de fotografia Festas De Nossa Senhora de Tróia, de Renato Monteiro, com curadoria de António Marrachinho e Joaquina Soares.

A exposição de fotografia integra 33 fotografias a preto e branco, da autoria de Renato Monteiro, obtidas entre 2003 e 2009 nas Festividades populares de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, manifestação anual que ocorre no mês de Agosto, incluindo a celebração religiosa dedicada à padroeira da comunidade piscatória de Setúbal residente nas Fontainhas e Bairro Santos Nicolau e em grande parte originária da Beira Litoral.

A exposição é complementada pela projeção de cerca de 90 fotografias do evento, captadas ao longo dos anos.
São momentos de celebração de afetos e de paragem nas exigentes rotinas do trabalho no mar, que Renato Monteiro tão bem soube apreender e transmitir.

Renato Monteiro nasceu no Porto, mas, atualmente vive em Lisboa. A sua formação inclui a Licenciatura em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e foi professor do Ensino Secundário.
A partir da década de 80, passou a dedicar-se ao desenvolvimento de projetos fotográficos centrados na vida quotidiana em espaços citadinos e rurais.

Paralelamente, empreendeu trabalhos em áreas, sobretudo de Lisboa, que foram submetidas a reconfigurações urbanísticas, como as que envolveram a erradicação dos bairros de barracas da Musgueira e da Quinta Grande ou metamorfose ocorrida na zona oriental destinada à Expo 98.
Entretanto, mantém empenhado em prosseguir com o objetivo fotográfico à volta do Tejo, desde a nascente até à foz, procurando fixar os mais diversos aspetos identitários a ele ligados, quer os geográficos quer os das comunidades que dele dependem, como os avieiros.

A exposição está patente até ao dia 20 de março, de terça a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. A entrada é livre.