'Uma Região, um Projeto … Educar na Comunidade!'
A AMRS promoveu no dia 26 de novembro de 2019, no Auditório Municipal de Alcácer do Sal, o Encontro “Uma Região, Um Projeto… Educar na Comunidade!”, que, contou com cerca de 140 participantes, oriundos de toda a Região de Setúbal.
O Sr. Presidente da Associação de Municípios, Rui Garcia, na sessão de abertura, valorizou o desenvolvimento do trabalho intermunicipal na área da Educação, da criatividade inerente aos projetos educativos municipais e intermunicipais, bem como do seu papel numa educação que se quer elemento de transformação e emancipação. O Autarca sublinhou que a Educação é um direito constitucional, destacando a importância da Universalidade do mesmo, de forma a impedir a segmentação da Escola Pública, a acentuação de assimetrias regionais e garantindo o desenvolvimento do país.
O autarca denunciou ainda a forma como o processo de transferência de competências tem decorrido, sem o necessário envolvimento da comunidade educativa e do poder local democrático, assumindo-se como uma reorganização do Estado, sem, no entanto, concretizar o quadro de implementação das tão necessárias Regiões Administrativas.
A AMRS e os seus Municípios Associados (Municípios de Alcácer do Sal, de Alcochete, de Almada, do Barreiro, da Moita, do Montijo, de Palmela, de Santiago do Cacém, do Seixal, de Sesimbra e de Setúbal) têm desenvolvido o trabalho conjunto no âmbito da Educação, quer em matérias de análise técnico-jurídica da legislação que conforma este sector, mas também na troca de experiência e partilha em torno de boas práticas.
A realização deste seminário teve por objetivos aprofundar e valorizar o conhecimento dos projetos educativos municipais e intermunicipais, enquanto projetos de contexto, propiciadores de condições de promoção do sucesso educativo e contribuir para a construção da identidade regional, no plano educativo, cultural e social.
Autarcas, técnicos municipais, professores, educadores, dirigentes associativos, vários agentes educativos partilharam preocupações, experiências e saberes que confirmaram a importância da educação integral do individuo, da defesa da Escola Pública e do espaço educativo da comunidade como um espaço de enriquecimento da humanidade de todos e cada um, num caminho já presente, mas cheio de futuro a construir.